quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Fórum sobre Educação, Tecnologia e Mercado no CEFET


O Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-MG - Unidade Varginha realizou nos dias 24 e 25 de novembro, o 11° Salão das Profissões, em parceria com o CREA-MG Jr - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

O evento tem o objetivo de promover integração entre alunos e grandes profissionais e empresas, possibilitando troca de conhecimentos visando aperfeiçoar a relação entre a formação profissional e as necessidades dos empregadores. O evento conta com participação de empresas, escolas e centros de promoção do trabalho.

Uma das atividades do evento foi um fórum intitulado "Educação, Tecnologia e Mercado de Trabalho". Os atores envolvidos discutiram os temas relacionados para identificar desafios e propor estratégias que contribuam para uma melhor sinergia entre instituições de ensino e empresas, sempre com foco em melhorar a qualidade da formação dos profissionais.

O Prof. Hélio Lemes, da Unifal-MG, campus Varginha foi convidado para ser o mediador do fórum, que contou com a participação de representantes da indústria, do Sebrae, do Unis-MG, Faceca, dos professores e dos alunos do CEFET.

Foi elaborada uma carta com as conclusões do fórum que será publicada em breve aqui no blog.















Palestra: Ciência que Gera Notas Fiscais


Hélio Lemes Costa, professor do ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, foi convidado a apresentar uma palestra sobre transferência de tecnologia no Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Alfenas, MG, na sede da universidade.

O convite partiu do Prof. Nelson Lemes, do Instituto de Química da Unifal, que organiza o Ciclo de Seminários com o objetivo de colocar os alunos de frente com pesquisadores de renome no país e no mundo, explorando temas atuais e inovadores. 

O professor falou sobre o desafio de fazer com que a Ciência atravesse os muros da Academia e se transforme em negócios, empregos, impostos e divisas para o País. A importância da compreensão do percurso das inovações, desde os laboratórios onde nasce a pesquisa, os protótipos tecnológicos até entregar benefícios à Sociedade. Foi tratado também da criatividade e do empreendedorismo necessários para criar startups de alto impacto e inovar incrementalmente.

E o assunto é Segurança de Informação nas Empresas


No dia 22 de novembro, o Prof. Dr. Hélio Lemes, juntamente com o especialista em Tecnologia da Informação Rodrigo Soares, ministrou uma palestra visando a capacitação dos funcionários do Hospital Regional de Varginha, em relação à segurança de informação.

O tema é cada vez mais críticos para as empresas de todo o mundo, vem se tornando uma preocupação cada vez maior no Brasil e é particularmente complexo na área de saúde, que envolve questões legais de sigilo médico e atividades de missão crítica.


O convite partiu de Maurício Ferreira, responsável pelo setor de Tecnologia da Informação do hospital e estiveram presentes dezenas de funcionários, tanto técnicos como da gestão da organização. A apresentação tratou de riscos e dicas de proteção e apresentou conceitos pouco conhecidos dos usuários de TI, como a Engenharia Social.

Rodrigo Soares que é proprietário da empresa de consultoria em TI ipHosting e tem mais de 17 anos de experiência em segurança de informação falou sobre os casos práticos de riscos e ameaças a que as empresas da região estão expostas.


Prof. Hélio Lemes, da Unifal, Maurício Ferreira, do Hospital Regional e Rodrigo Soares, proprietário da ipHosting

A palestra ocorreu no auditório do Hotel Jaraguá e o vídeo pode ser visto abaixo.



Falando sobre Smart Cities na Campus Party MG


A 2ª edição da Campus Party Minas Gerais aconteceu concomitantemente com a FINIT - Feira Internacional de Negócios Inovação e Tecnologia no Expominas em Belo Horizonte e contou com a participação do Prof. Dr. Hélio Lemes, da Unifal-MG.

O professor foi convidado a falar sobre startups e empreendedorismo e suas relações com as cidades inteligentes (ou smart cities). Cidades mais inteligentes precisam de startups mais espertas. Novas tecnologias têm criado ambientes melhores para a vida em comunidade. A cidade, o principal ambiente do nosso convívio, tem problemas de mobilidade, segurança, saúde, educação, limpeza e outros que podem ser resolvidos ou amenizados com aplicação de soluções baseadas em tecnologias inovadoras, que surgiram há poucos anos ou meses.


Há um enorme potencial de inovação e empreendedorismo para quem quer solucionar os problemas da vida nas cidades. A sua startup está atenta a esse potencial e pronta para aproveitar essas oportunidades? Descubra assistindo o vídeo da palestra Smart Startups for Smart Cities.

A Campus Party cada vez mais se consolida como um dos eventos mais importantes de tecnologia do mundo e já tem inscrições abertas para a sua maior edição nacional, que acontece no final de janeiro no Anhembi, em São Paulo.






terça-feira, 14 de novembro de 2017

Aprendendo a Aprender na Unifal


Hoje, 14 de novembro de 2017, aconteceu o encerramento do projeto Aprendendo a Aprender, que é organizado por alunos da graduação da Unifal, no campus Varginha. 

Os alunos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, participam do PET-BICE, Programa de Educação Tutorial e organizam um curso preparatório para o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, oferecido a estudantes do ensino médio de escolas públicas de Varginha. 

Para o encerramento do projeto de 2017,a aluna do 6° período do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Letícia Lopes, convidou o Prof. Hélio Lemes para fazer uma palestra sobre oratória, preparando os estudantes para a vida acadêmica e profissional. 

Na selfie acima os alunos, com os integrantes do PET-BICE e o palestrante da noite participando do encerramento do projeto, que teve duração de oito meses.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Debate sobre Smart Cities no 3º Hacktown


O Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado a participar de uma debate promovido no Fab Lab do Inatel no dia 8 de setembro. O convite partiu do Prof. Dr. Joel Rodrigues, que é pesquisador sênior daquela instituição e atuou como curador do evento, que tem o nome de EduTec&Cria. 

À medida que a urbanização mundial continua a crescer e a população total deverá dobrar até 2050, existe uma demanda crescente de ambientes inteligentes e sustentáveis que reduzam o impacto ambiental e ofereça aos cidadãos uma vida de alta qualidade. Neste EduTec&Cria foi discutido sobre o que uma cidade inteligente deve reunir. Para isso,  o debate contou com especialistas em tecnologia, governo e sociedade para discutir economia, mobilidade, meio ambiente, pessoas, vida e governança.

Outro integrante do debate foi Mark Stevens, gerente de pré-vendas da Ericsson, para o segmento de verticais, com foco em Segurança Pública, Transportes, Concessionárias e Governo. Anteriormente a esse cargo, foi gerente de operações na divisão de serviços gerenciados em diversos países, com mais de 20 anos de experiência na área de telecomunicações.

O tema tratado pelo Prof. Hélio foi de políticas públicas feitas por cidadãos em busca de cidades mais inteligentes. Esta foé a premissa para a apresentação que trouxe uma discussão sobre smart cities sob a perspectiva da governança e das pessoas, ao invés de focar apenas em tecnologia.


Como os cidadãos vão construir cidades mais inteligentes, quais regras precisam ser criadas para garantir direitos e obrigações dos governos municipais e das pessoas que vão conviver nas cidades em um futuro bem próximo, em que a tecnologia vai mediar diversas transações entre humanos.

Veja a apresentação do Prof. Hélio Lemes

Falando sobre Experiência do Usuário na Internet das Coisas


No feriado de setembro aconteceu a terceira edição do Hacktown, um evento que envolve criatividade, educação, arte e tecnologia, realizado em quatro dias na cidade de Santa Rita do Sapucaí, MG, o chamado Vale da Eletrônica.

O Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado para participar pela terceira vez como palestrante e o tema escolhido para esta edição foi o Desafio da Interface na Internet das Coisas, ou UX em IoT - User Experience em Internet of Things.

Talvez o maior desafio da IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) seja como criar interfaces simples e com boa usabilidade em equipamentos com baixa capacidade computacional e com tamanho, espaço e superfícies limitados. Uma solução pensada no passado e ainda não plenamente implementada são as redes de agentes inteligentes (smart agents networks), com processamento distribuído e que podem facilitar a comunicação entre o homem e os objetos que o cercam. Agentes inteligentes podem ser componentes rústicos (como um Raspberry) de baixa exigência computacional, que podem formar redes inteligentes, capazes de, colaborativamente, solucionar complexos problemas humanos. Uma palestra que trata de interação humano-computador, processamento distribuído, Internet das Coisas e do nosso futuro próximo, cercado de objetos inteligentes interconectados.

Assista a palestra na íntegra abaixo

Cooperação Unifal e Unifei

Os pesquisadores Paulo H. Santos, Profs. Drs. Hélio Lemes e Elzo Aranha na Unifei

Recentemente o Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado pelo Prof. Dr. Elzo Aranha da Unifei para participar de um projeto de pesquisa interinstitucional (Unifei-Unifal e outras instituições de Ciência e Tecnologia), atuando como líder na Unifal deste projeto, que visa o fortalecimento de uma cultura empreendedora.

Considera-se que este é o vetor norteador para impulsionar de um lado, a inovação aberta e o desenvolvimento de novos negócios nas empresas e de outro, modelos de cidade emergentes (Empreendedoras, Criativas, Inovadoras e Inteligentes), contribuindo para transformar o perfil da economia do Estado de Minas Gerais, de economia extrativista em economia do conhecimento.

Segundo o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), "o setor produtivo mineiro apresenta baixa intensidade inovativa e é débil a interatividade com os setores acadêmico e científico". A Rede de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação de Tecnologias de Cidade constituída pelas Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal de Lavras e Instituto Federal de Educação do Sul de Minas Gerais, denominada Centro Nacional de Tecnologias de Cidade (CNTC) articulada em torno de dois projetos/eixos temáticos tem o objetivo geral de produzir conhecimentos científicos, desenvolver tecnologias e de inovação, no campo da inovação aberta e modelos de negócios e no campo dos modelos emergentes de cidade (Empreendedoras, Criativas, Inovadoras e Inteligentes).

Os produtos gerados na presente proposta preencherão lacunas existentes na literatura acadêmica brasileira nacional e internacional e produzirão implicações práticas e impactos inovadores nas empresas e modelo de cidade. O projeto/eixo temático 1 - Inovação Aberta e Configurações de Modelo de Negócio tem o escopo de examinar as práticas de inovação aberta em conexão com configurações de processo de modelo de negócio nas empresas brasileiras situadas em cidades, ecossistema/habitats de inovação ou em parque de ciência e tecnologia. O projeto/eixo temático 2 - Configurações de Processo de Modelos de Cidades Emergentes (Empreendedoras, Criativas, Inovadoras e Inteligentes) está circunscrito `investigar modelos emergentes de cidade, apoiada no paradigma do empreendedorismo.


Mentoria no Hackathon Educação Varginha

O Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado pela organização para participar como mentor em um evento na área de educação realizado pelo Unis-MG, em Varginha. Trata-se do Hackathon Educação e esta foi a primeira edição, com a participação do Sebrae, da Secretaria Municipal de Educação e do Ecossistema Local de Inovação, do qual o professor é membro ativo.  


A dinâmica do Hackathon é 100% colaborativa. Trata-se de uma maratona que permite aos participantes compartilhar experiências educacionais, conectar-se com outras pessoas (formar redes), vivenciar práticas educativas inovadoras e, por fim, cocriar projetos benéficos para uma nova educação. “As interações colaborativas podem trazer olhares inovadores para construir novos rumos para a educação.”, segundo a organização do evento.


A "maratona" de dois dias contou com mais de 60 professores e demais profissionais de educação, da rede pública e privada, foi composta por palestras sobre as dimensões educacionais e empreendedoras, apresentando conteúdos como pitch, canvas, protótipo, insight, MVP e validação de protótipo. No encerramento as diversas equipes apresentaram soluções para educação que podiam ser tanto produtos como serviços pensados de acordo com os problemas reais da educação nacional e local.


sexta-feira, 23 de junho de 2017

Minas Digital Talks e o Ecossistema Local de Inovação em Alfenas

Painel sobre inovação na Unfal - Alfenas- com Higor Paz, Yago Ananias e Hélio Lemes

O Prof. Hélio Lemes participou de painel que discutiu questões relativas à inovação nos níveis nacional e local, durante evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), com a presença do Secretario Estadual Miguel Correa e do Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Leonardo Dias.

O evento itinerante chegou a Alfenas na última quinta-feira e ambiciona levar a tecnologia, ciência e inovação para a população, além de suscitar debates acerca desses temas. Almeja reunir cidadãos que se interessem por inovação e que desejam ter um papel ativo nas transformações do município nos próximos anos.

“Aumentar os resultados com menos custo, esse é o papel da startup. Queremos o quanto antes unir esses dois mundos para mudar a economia do nosso Estado”, afirma o subsecretário Leonardo Dias. Essa nova economia tem surgido e Minas Gerais está na busca da potencialização de suas atividades.

O painel foi mediado por Yago Ananias, agente estadual no Ecossistema Local de Inovação de Alfenas e contou com a participação do Advogado Higor Paz, consultor empresarial do Escritório Costa Patrício Advogados e Consultores.

O Minas Digital Talks possui o objetivo de fomentar a missão de transformar Minas Gerais no melhor estado para empreender e inovar.
as

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Professor da Unifal palestra na Campus Party

Prof. Hélio Lemes falando sobre tecnologia na Campus Party Brasília

Cerca de 70 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 14 a 18 de junho. Foram conferir a primeira Campus Party do Distrito Federal. No palco principal e secundários, palestrantes nacionais e internacionais garantiram o alto nível do evento.

Esta edição contou com a participação de Richard Stallman, fundador da Free Software Foundation; o engenheiro da NASA Gabe Gabrielle; Matthew F Reyes, consultor da NASA; Ricardo Cappra, cientista de dados que participou de projetos para Barack Obama, Microsoft, Globo, etc; Horst Hörtner, artista multimídia, criador de show de drones, pesquisador e expert em design de interação humano-computador e Hélio Lemes, professor da Unifal, especialista em inovação e tecnologia.

A palestra do Prof. Hélio abordou a Internet das Coisas e como os humanos vão interagir com os objetos que estarão todos conectados, trocando informações entre si e resolvendo nossos problemas do dia a dia. O título da palestra foi "A Experiência do Usuário na Internet das Coisas" (UX in IoT) e uma das propostas apresentadas pelo palestrante para resolver o problema da interação humano-computador foi a abordagem da Calm Technology: menos interrupções e menos stress para os usuários. Uma vez que os computadores estarão onipresentes, que sejam então imperceptíveis, trabalhando a nosso favor e não criando distrações inúteis para o nosso cotidiano.

Mais informações sobre a palestra no site da Campus Party.

Mais fotos:
Hélio Lemes com o fundador da Campus Party, Paco Ragageles

 Banner da palestra UX na IoT




Hélio Lemes com o senador Cristovam Buarque



terça-feira, 13 de junho de 2017

Campus Party: O Desafio da Interface na Internet das Coisas

Palestra: O Desafio da Interface na Internet das Coisas

Talvez o maior desafio da IoT (Internet of Things – Internet das Coisas) seja como criar interfaces simples e com boa usabilidade em equipamentos com baixa capacidade computacional e com tamanho, espaço e superfícies limitados. Uma solução pensada no passado e ainda não plenamente implementada são as redes de agentes inteligentes (smart agents networks), com processamento distribuído e que podem facilitar a comunicação entre o homem e os objetos que o cercam. Agentes inteligentes podem ser componentes rústicos (como um Raspberry) de baixa exigência computacional, que podem formar redes inteligentes, capazes de, colaborativamente, solucionar complexos problemas humanos. Uma palestra que trata de interação humano-computador, processamento distribuído, Internet das Coisas e do nosso futuro próximo, cercado de objetos inteligentes interconectados.

Prof. Hélio Lemes Costa, PhD Pesquisador colaborador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Professor e Coordenador do Mestrado em Administração Pública do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal-MG, Doutor em Engenharia de Produção pela UFSCar e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Graduado em Computação e Administração. Palestrante com experiência internacional na área de Inovação e Tecnologia, autor de 4 livros sobre tecnologia e educação. Possui no currículo duas passagens pela Campus Party (2013 e 14) e um Tedx (Inatel, 2014).

A palestra acontece na sexta-feira (16) às 14:30 e terá transmissão pelo site do evento.

Concurso de Inovação no Setor Público

O Prof. Dr. Hélio Lemes costa foi convidado pela Enap, Escola Nacional de Administração Pública, para ser avaliador das iniciativas inovadoras que concorrem no Concurso Inovação no Setor Público, que é promovido anualmente, desde 1996, pela Enap, em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

"A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade", segundo a Enap.

Nesta 21ª edição do concurso estão contempladas inovações realizadas na esfera estadual e no distrito federal além da esfera federal e também serão premiadas ideias inovadoras, além das ações já implementadas e com resultados apurados.

O professor, que atua como conselheiro da agência de inovação da Unifal, i9, já tem longa parceria com a Enap, sendo instrutor de seus cursos na área de gestão e revisor de artigos da Revista do Serviço Público, publicação da Escola e uma das mais tradicionais revistas científicas na área no Brasil.

Foram selecionados avaliadores que possuem comprovada experiência técnica profissional, em instituição pública ou privada ou em qualquer entidade ou organização da sociedade civil cujas atividades se relacionam às temáticas de inovação e políticas públicas. Os avaliadores passam por um treinamento em Brasília na próxima semana para depois julgarem as iniciativas.

A participação no Concurso Inovação, na condição de avaliador, é considerada prestação de serviço público relevante, contribuindo para a melhoria constante da oferta de serviços públicos melhores e mais eficazes à população brasileira.




Da ENAP, Pres. Francisco Gaetani e Dir. de Inovação Guilherme Almeida. Da Unifal, Prof. Hélio Lemes

Palestra Inatel: Fator China

Prof. Hélio Lemes Costa falando sobre inovação no Iantel - Vale da Eletrônica

Em 1º de junho, o Prof. Dr. Hélio Lemes Costa, professor de inovação e tecnologia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal, esteve falando sobre inovação e a transição econômica na China, durante evento do Startup Hub, realizado no Inatel em Santa Rita do Sapucaí.

O evento contou com duas palestras sobre inovação e contou com a participação de estudantes do Inatel e da Fai, empreendedores da cidade e região e demais pessoas interessadas em inovação que compareceram ao auditório Aureliano Chaves para, na palestra do Prof. Hélio, compreender as iniciativas de gestão da inovação empreendidas em Shanghai, na China, cidade que planeja ser referência em produção de Ciência e Tecnologia até 2020.

A segunda palestras tratou de aspectos legais da inovação, com o Dr. Luis Prado do escritório Opice Blum, que apresentou as questões jurídicas que podem afetar a criação e desenvolvimento de startups no ramo de tecnologia, sob o ponto de vista da privacidade e da segurança e apresentou casos recentes de intervenções jurídicas no no Youtube e Whatsapp.