Prof. Hélio Lemes na Universidade de Bordj-Bou Arreridj - Argélia
O Prof. Dr. Hélio Lemes, membro da Agência de Inovação da Unifal-MG participa, durante esta semana, de evento organizado pela Universidade de West of England (Bristol), em conjunto com o Governo da Argélia, de uma conferência internacional chamada COSINUS (Innovation Systems and the new role of Universities - Sistemas de Inovação e o novo papel das universidades).
Université Bordj-Bou Arreridj
Esta é a quarta edição do evento que já ocorreu por duas vezes em Bristol - Inglaterra, sede da UWE, e duas vezes na Argélia, a primeira em Oran e esta edição em Bordj-Bou Arreridj, um proeminente distrito industrial, sede de uma universidade que pretende aumentar sua participação, como um dos atores do Sistema Regional de Inovação.
Prof. Hélio Lemes em sessão plenária do COSINUS
Participam da conferência nomes conhecidos da pesquisa em inovação no mundo, como os Prof. Lars Jonsson Ph.D., chefe do Departamento de Inovação da Universidade de Upsala (Suécia), Profa. Dr. Veronique Pilniere, da Université de Pau (França), Prof. Ahmed Attia, da University of Damanhour (Egito), e o Prof. Mohamed Saad, Ph.D., da UWE, que presidiu o comitê científico.
Discussão sobre pesquisas em inovação com colegas do Egito, Inglaterra, Suécia, Nigéria e Índia
"Explorando as interações entre universidade e indústria no contexto do sistema regional de inovação", foi o tema escolhido para esta edição, alinhado às pesquisas realizadas pelo Prof. Hélio sobre o Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí.
Mesa Redonda sobre Inovação na Faculdade de Economia da Université BBA
O Prof. Hélio foi convidado a participar, como único representante da América Latina, de uma produtiva mesa redonda, onde diversos casos de interesse de desenvolvimento regional foram apresentados e discutidos, incluindo os gestores de sistema local de inovação.
Prof. Moahamed Saad Ph.D., da UWE Bristol, presidente o comitê científico com o Prof. Dr. Hélio
"Está sendo uma riquíssima oportunidade de compreender as peculiaridades de um sistema de inovação emergente, assim como o brasileiro, porém com origens, vantagens e desvantagens tão diferentes das encontradas nos Arranjos Produtivos Locais do Brasil", afirmou o Prof. Hélio Lemes, sobre sua experiência na 4° COSINUS.
De eventos como estes, surgem diversas oportunidades de cooperação internacional, combinando conhecimentos produzidos em diversos pontos do planeta para se buscar soluções locais para problemas globais. No ano que vem, a conferência volta a ser em Bristol, Inglaterra, e os professores Hélio Lemes e Mohammed Saad já têm planos de trabalhos conjuntos para apresentar nesta oportunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário