domingo, 31 de julho de 2016

Hack Town, hackeie a cidade

"Bora hackear a cidade", essa é a proposta básica do Hack Town. Evento que aconteceu em fevereiro de 2016, pela primeira vez, em Santa Rita do Sapucaí-MG e que se repete no 3 de setembro deste ano.


A ideia básica é juntar um monte de gente com ideias interessantes e colocá-los para apresentar suas ideias umas para as outras em ambientes pouco tradicionais, como bares, restaurantes e praças, diferentemente do que se esperaria de um congresso ou de um fórum científico.
Carlos Henrique Vilela (o mentor) e sua equipe organizaram um evento fantástico, e que eu saiba, sem paralelo no Brasil. Uma conferência de inovação, mas não só de inovação, que envolve cultura, tecnologia, arte e humor, mas além de tudo isso, ainda conta com muita curiosidade, de todos e sobre tudo.


Eu fui convidado a apresentar uma palestra e falei sobre a vida após o computador, em uma visão diferente sobre a evolução do hardware e do software para os próximos anos, mas o mais interessante foi que minha fala aconteceu em um restaurante, algo inédito para mim e, acho, que para todos os palestrantes do evento. As pessoas descontraídas, alguns bebendo umas cervejas e comendo uns tira-gostos. Um ambiente bem descontraído e agradável.


Ao mesmo tempo, aconteciam na cidade de 30 mil habitantes, cerca de 10 atividades simultâneas, envolvendo apresentação musical, oficina de arte, palestras técnicas sobre temas que vão desde fabricação de cerveja, ufologia, telecom e qualquer outro assunto que atraísse a atenção das pessoas curiosas que apareceram de todos os lados para participar deste festival nerd, cult, geek e muito divertido.
Hack Town cumpriu sua missão: hackeou uma cidade, mudando a visão da população e dos visitantes sobre interação e encontros de ideias e mentes, promovendo o diálogo de áreas e especialidades diferentes, trazendo para a juventude a visão e a riqueza do conhecimento multi, trans, inter, intra, pan-cultural e diverso.


Com certeza estarei no Hack Town II e quero aprender mais e melhor nos choques de insights e inspiração que um festival maior e melhor promete promover nessa cidade que tem a cara da inovação. Hack the town, hack the world!

Hélio Lemes palestrando sobre inovação e a vida após o computador no Hack Town I



Hack Town 2, a missão

Nos dias 2 a 4 de setembro acontece em Santa Rita do Sapucaí, o Vale da Eletrônica, o 2º Hack Town, que conta com a participação do Prof. Hélio Lemes como palestrante e painelista.

A palestra do Prof. Hélio nesta edição será "Hal 9000: A ciência na ficção 2.0". Uma retomada do assunto que já foi tratado em um artigo de sua autoria de 2003, e que se transformou em um capítulo de seu livro Tempos Digitais de 2012.

A palestra avalia a ficção científica apresentada no filme "2001: Uma Odisseia no Espaço", lançado em 1968, e o estado da arte em tecnologia da informação de 2016, fazendo uma analogia entre filme e realidade, apresentando o que foi possível e o que não foi de se realizar nestes 48 anos que se passaram desde que Stanley Kubrik e Arthur C. Clarke criaram um dos filmes mais icônicos da história do cinema.

O filme captura a imaginação de todo nerd desde sua primeira exibição e encanta pelo minucioso trabalho de pesquisa realizado pelos autores para apresentar uma história de ficção verossímil em um tempo de parcos recursos de efeitos especiais e nenhuma computação gráfica.

“O passado não é coisa fixa e inalterável. Suas realidades vão sendo redescobertas a cada geração, seus valores sofrem reavaliações, seus significados recebem novas definições, de acordo com as tendências e preocupações da época”. (Aldous Huxley)

A partir desta afirmação de Huxley, a história do computador HAL 9000 pode ser revista e reinterpretada em diversas épocas distintas. O mítico personagem do filme comemora 48 anos de existência e inspira o título desta palestra que mistura ciência e ficção em uma hora de entretenimento e aprendizado. 

Para mais informações sobre o Hack Town visite o site do evento e este post que fiz sobre minha participação na primeira edição.

Hélio Lemes participa do programa Crowdworking Vale da Eletrônica


O Prof. Dr. Hélio Lemes Costa Jr, conselheiro da Agência de Inovação i9 da Unifal-MG, foi convidado a participar do programa Crowdworking Vale da Eletrônica, iniciativa de empreendedorismo organizada pelo Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações, em parceria com as empresas Telefonica e ERICSSON, em que os participantes têm a oportunidade de desenvolver a sua proposta de ideia, em um ambiente propício, com acesso a equipamentos modernos e com o acompanhamento de profissionais especializados.

A contribuição do professor se dá na forma de mentoria para acelerar o desenvolvimento do projeto EasyPic e o trabalho inclui a orientação quanto ao andamento do projeto, auxiliar no desenvolvimento de seu planejamento estratégico e oferecer aconselhamento quanto a tomada de decisões.

A equipe de empreendedores é composta por Eduardo Magno, Gustavo Cleber Moreira, João Paulo Elizei Zatti e Tiago Hollerbach Laube.

Prof. Hélio fala no Hack Town neste sábado em Santa Rita do Sapucaí



Neste sábado tem Hack Town em Santa Rita do Sapucaí. Venha saber como será a vida após o computador.

Professor Hélio é convidado a proferir palestra em Extrema

Prof. Dr. Hélio Lemes apresentando palestra no Cine Teatro de Extrema
Apresentar ao público projetos tecnológicos e inovadores desenvolvidos pelos alunos FAEX com a supervisão de seus professores é o grande objetivo da FETEF – Feira Tecnológica da FAEX. Os estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, de Engenharia da Produção e dos superiores tecnológicos em Mecatrônica e Análise de Desenvolvimento de Sistemas trabalharam, desde o início do ano, nos projetos que foram expostos nesta 5ª edição.

Prof. Dr. Hélio Lemes apresentando palestra no Cine Teatro de Extrema
Para o Coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação da FAEX – Prof. Ms. Tiago Carneiro, “a feira é uma oportunidade para que os alunos possam alinhar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula com a prática desenvolvida nos laboratórios de forma que o resultado seja a apresentação pública de projetos interessantes e, porque não, inovadores”.

Prof. Dr. Hélio Lemes apresentando palestra no Cine Teatro de Extrema
Na terça-feira, dia 10 de novembro, os alunos participaram da abertura especial no Cine Teatro e assistiram a duas importantes palestras. A primeira delas, sobre INDÚSTRIA 4.0, ministrada pelo Eng. Marcelo Barboza, Gerente de Marketing da Murrer elektronik do Brasil. A Indústria 4.0, aclamada como a quarta revolução industrial, é um plano diretor do governo alemão para aumentar a competitividade das máquinas. A segunda palestra foi conduzida pelo Dr. Hélio Lemes Costa Jr., professor da Unifal-MG (Universidade Federal de Alfenas) que falou sobre Inovação e as novas oportunidades com a plataforma iTec. De acordo com os alunos e professores que participaram do evento, ambas as palestras foram valiosas, por abordarem importantes conceitos, principalmente, na área de inovação. “Acredito que todos os alunos puderam obter novos conhecimentos através das palestras. Os conceitos foram apresentados de forma interessante e bastante exemplificada, o que facilitou a assimilação do conteúdo”, comentou o Professor Flávio Corrêa.

Com fotos e informações do portal da FAEX.

Criatividade e Inovação no I Congresso Sulmineiro de Administração

No último dia 5 de novembro, estive apresentando algumas ideias sobre criatividade e inovação para cerca de 100 alunos de Administração da Faceca. A atividade ocorreu dentro da programação do I Congresso Sul Mineiro de Administração da Faceca e o objetivo era despertar a criatividade e o reconhecimento do valor da inovação para os jovens administradores.

Prof. Dr. Hélio Lemes proferindo palestra em congresso na Faceca
A princípio eu apresentei alguns conceitos importantes sobre como a criatividade pode ser relativa. Por exemplo, uma pessoa pode ser muito criativa para a música e nem um pouco para redigir textos, e vice-versa. Assim, o administrador reconhece a necessidade de formar equipes com múltiplas habilidades e níveis de criatividade, onde membros da equipe compartilham seus talentos, formando times fortes e imbatíveis. Falamos também bastante sobre inovação e dei vários exemplos de como transformarem seus hobbies em negócios, ou como usar suas habilidades profissionais para empreender com sucesso.


A plateia esteve atenta e interessada do começo ao fim. Creio que as pessoas sairam dali mais intrigadas sobre as relações de criatividade e negócios inovadores, e considero isso um grande passo para terem sucesso.

Inovar para Crescer

O Sebrae Minas promoveu, no dia 22 de outubro, em Varginha, o seminário “Inovar para Crescer”, com a proposta de apresentar as ferramentas de inovação para aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas do Sul de Minas. O evento contou com um workshop para capacitação das empresas, um painel sobre inovação e gestão de negócios e palestra com um dos maiores especialistas em inovação no Brasil, Sílvio Meira. O título da palestra foi “Inovação e empreendedorismo em tempo de transformação digital”.

Professores Sílvio Meira da UFPE e Hélio Lemes da Unifal-MG
O Prof. Hélio Lemes esteve presente no evento, representando a Unifal-MG, devido a sua atuação na área de Inovação e Empreendedorismo, temas tratados com extrema habilidade pelo Prof. Meira. Ele é considerado pela revista Info Exame, uma das cem pessoas mais importantes das tecnologias da informação no Brasil. Formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica com especialização em Ciência da Computação, Mestre em informática pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em computação pela University of Kent at Canterbury (Inglaterra).

Semana de Inclusão Digital e Lançamento do Promitec

Palestra de professor da Unifal abre Semana de Inclusão Digital

A Prefeitura de Varginha lançou no dia 26 de outubro o Programa Municipal de Inclusão Digital e Tecnologia Educacional - PROMITEC. A Secretaria Municipal de Educação, criou o o programa que tem como objetivo promover a inclusão digital e o uso das tecnologias educacionais, incluindo-as na agenda governamental do município, como políticas públicas de longo prazo.

Através da articulação de diferentes setores, pretende-se envolver diferentes atores, ampliando os olhares para fazer que a educação oferecida pelas escolas municipais de Varginha seja de excelência em Assessoria Pedagógica, através da formação de profissionais da Educação; em Infraestrutura, através da revitalização de laboratórios, da construção e de um Centro Municipal de Formação Tecnológica; e de Assessoria Técnica, com a criação do Serviço de Assistência Técnica, e da contratação de profissionais para atuar na área.


Para abrir a Semana Municipal de Inclusão Digital, no Teatro Capitólio, o Prof. Dr. Hélio Lemes, da Unifal-MG foi convidado a proferir a palestra Tempos Digitais, derivada de seu livro, de mesmo título, publicado em 2013 e que tem como subtítulo: Ensinando e Aprendendo com Tecnologia.


O teatro lotado assistiu com atenção as provocações apresentadas pelo professor sobre as transformações que a tecnologia tem provocado na sociedade e o quanto a escola está atrasada na adoção das mais recentes ferramentas de comunicação e difusão de conhecimento.


A Semana Municipal de Inclusão Digital é uma realização da Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Educação, e tem o apoio do Cefet MG - Campus VIII e Unifal-MG.
Leia mais no Jornal Varginha Hoje.





Palestra sobre a Plataforma iTec na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado, mais uma vez, a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de fazer divulgação científica, atraindo jovens para atividades de pesquisa e para a carreira de pesquisadores.

Na edição de 2015, a participação do professor da Unifal-MG se deu em uma palestra realizada no âmbito do I Encontro Sul Mineiro de Tecnologia, Engenharia e Arquitetura, sediado no Centro Universitário do Sul de Minas - Unis-MG.

A palestra introduz um panorama geral da inovação e, a seguir, apresenta a plataforma iTec, que tem objetivo de promover o encontro entre empresas, que publicam ali seus desafios de inovação e os empreendedores, capazes de solucionar os problemas apresentados.


A plataforma foi criada pela ANPEI com o apoio do MCTI e pode ser acessada através do endereço www.plataformaitec.com.br 

Prof. Hélio colabora com o Movimento 100 Open Startups


O Prof. Hélio Lemes, da Agência de Inovação da Unifal-MG, é convidado a dar assessoria ao Movimento 100 Open Startups. O programa que proporciona a conexão de startups com grandes empresas com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do mercado e da sociedade, avança neste momento para a segunda etapa de Validação de Mercado.

Prof. Dr. Hélio Lemes e Dr. Bruno Rondani
Durante os próximos dias, estão sendo convidados profissionais de empresas líderes e especialistas para avaliarem e oferecerem feedbacks que ajudem o empreendedor a se desenvolver e que permitam ao programa identificar as propostas mais atraentes que deverão ser convidadas às próximas etapas.

O Prof. Hélio foi convidado a ser assessor no projeto devido a seu perfil acadêmico em empreendedorismo e inovação e devido a parceria com o Dr. Bruno Rondani, mentor do projeto, com o qual tem colaborado desde 2013, quando o professor participou da Open Innovation Week e redigiu artigos para o boletim Wenovate.

Prof. Dr. Hélio em sessão acadêmica da Open Innovation Week em São Paulo
O movimento Open Startups conecta propostas de negócio inovadoras com os grandes movimentos de inovação liderados por grandes empresas, fundos de investimento e instituições públicas e privadas, em busca de soluções e oportunidades para os desafios da sociedade e do mercado. Conduzido em parceria pelo Wenovate - Centro de Open Innovation e do Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV-EAESP, o movimento visa identificar as 100 startups mais atraentes no ano que serão destaque na Open Innovation Week, o principal evento corporativo de inovação aberta do país.

Prof. Hélio publica artigo sobre inovação em revista científica britânica

A edição de junho de 2015 do periódico britânico "International Journal of Technology Management and Sustainable Development" traz um artigo de autoria do Prof. Dr. Hélio Lemes, da Unifal-MG em coautoria com a Profa. Dra. Ana Lúcia Torkomian, da Universidade Federal de São Carlos, que orientou as pesquisas do Prof. Hélio, durante seus estudos de doutorado no Departamento de Engenharia de Produção, na área de Gestão de Tecnologia e Inovação.

Profs. Drs. Mohammed Saad e Hélio Lemes
No ano passado, o Prof. Hélio Lemes esteve em uma conferência sobre inovação e relações entre universidade e indústria em Bordj-Bou Arreridj, Argélia, a convite do Prof. Mohammed Saad, Ph.D. Como resultados desta participação na conferência, foi redigido um artigo com o título de "The valley of electronics: Relations between the creation of a school and the building of a successful industrial cluster in Brazil" em parceria com a Profa. Ana Torkomian, que foi publicado no periódico britânico.

O referido periódico apoia novas filosofias sobre tecnologia e desenvolvimento, a sua relação com a globalização e os problemas da pobreza mundial e da degradação ambiental. A avaliação de artigos é feita por um corpo editorial de especialistas no modo blind-review e explora as condições globais, sociais, econômicas e ambientais em relação à mudança tecnológica e os paradigmas de mercado.

O artigo apresenta as relações entre as instituições de ensino e pesquisa com o desenvolvimento e sustentabilidade do polo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí-MG, conhecido como Vale da Eletrônica. Ele pode ser adquirido na íntegra no site da Intellect ltd.

Profs. Drs. Hélio Lemes e Ana Torkomian

Workshop de Inovação e Tecnologia em Gestão na FAI

Alunos dos cursos de pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing e Gestão de Operações e Logística participaram de um workshop, ministrado pelo Prof. Dr. Hélio Lemes, sobre novas tecnologias aplicadas à gestão em geral, principalmente o uso de tecnologias da informação e comunicação para solucionar problemas de logística e nas estratégias de marketing.

Durante todo o sábado, dia 4 de julho, estudantes e profissionais de diversas cidades da região Sul de Minas, assistiram a apresentações sobre iniciativas inovadoras do uso de tecnologias em gestão e, ao final da oficina, propuseram soluções para problemas logísticos e de marketing, finalizando o workshop com apresentações de suas propostas criativas (fotos abaixo).






A Fai - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação - situada no Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí, tem grande tradição em graduação e pós-graduação e atualmente oferece cursos de pós em Gestão Financeira e Controladoria, Gestão Estratégica de Marketing, Gestão Estratégica de Negócios, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Operações e Logística, Gestão Estratégica de Projetos - Metodologia PMI e de Gestão Integrada de Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Responsabilidade Social. Visite o site da instituição para conhecer mais detalhes sobre estes e outros cursos da Fai.

Palestra no VI Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná

A palestra "A Vida após o Computador", idealizada e apresentada pelo Prof. Dr. Hélio Lemes tem
atraído a atenção de especialistas e pesquisadores em tecnologia e inovação, que têm o convidado para debater o tema em eventos científicos, dentro e fora do país. Neste ano ela já foi a presentada na Campus Party de São Paulo e no Congresso Internacional da AcinNet.

No dia 21 de maio a palestra compôs a agenda do VI CONCCEPAR - Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná, um evento que conta com apresentação de trabalhos, palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e outras atividades em diversas áreas do conhecimento, que é realizado pela Faculdade Integrado de Campo Mourão, desde 2005. Nele, acadêmicos, professores e palestrantes podem trocar ideias, experiências e conhecimentos acadêmicos de forma próxima e direta.

Prof. Hélio Lemes falando no CONCCEPAR

A palestra aconteceu no auditório da Associação Comercial de Campo Mourão e a plateia foi composta de estudantes da área de Tecnologia da Informação e outros interessados pelo tema. O objetivo da palestra é alertar para a diferença entre o foco no Computador e na Computação, sendo que esta última é a razão de termos computadores, e vai muito bem, obrigado. Quem está se transmutando é sua principal ferramenta: o Computador.


Antes mesmo de existir o computador já existia a computação e a ciência já tentava resolver complexos problemas matemáticos, sob uma nova teoria, que prometia “milagres”. A invenção do computador eletrônico, nos anos 1940, permitiu aplicar todo o conhecimento já desenvolvido em ferramentas capazes de realizar cálculos repetitivos em velocidades sobre-humanas.


O computador, ao longo das décadas, ficou menor, mais barato e alucinantemente mais capaz, em uma evolução nunca vista na história das ferramentas tecnológicas. Chegamos a um momento em que o computador, como o conhecemos, está se tornando irrelevante, mas a computação continua crescendo em relevância e participação no nosso dia-a-dia.


Isto nos leva a uma transformação da visão sobre computadores, porque as “coisas” estão se tornando computadores e nós estamos inclusive, vestindo-as. Como podemos lidar com tal mudança? Quais dispositivos estarão no centro do campo da Computação? O que nós deveríamos saber para sobreviver a esse novo paradigma? É sobre essa transformação que a palestra trata.

Prof. Hélio Lemes com a Coordenadora Rose Scheffer e demais professores da Faculdade Integrado de Campo Mourão

O palestrante realiza, com frequência, palestras de divulgação científica, no intuito de inspirar jovens e adultos a seguirem estudos e carreira na área de tecnologia da informação. A 6ª Edição do CONCCEPAR ocorreu entre os dias 18 e 22 de maio, em diversos locais de Campo Mourão com o tema "Um espaço aberto para o conhecimento". Mais detalhes podem ser consultados no site do evento e na matéria do jornal A Tribuna de Campo Mourão.

Palestra sobre plataforma iTec na Semana de Empreendedorimo

Equipe organizadora da 2ª Semana de Empreendedorismo da Unifal-MG

O Prof. Dr. Hélio Lemes foi convidado pela organização da 2ª Semana Regional de Empreendedorismo e Negócios da Empreender Júnior (a empresa júnior do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas) para falar sobre a Plataforma ITec para alunos da Unifal, no campus Varginha.

Prof. Hélio Lemes falando sobre a Plataforma ITec na Semana de Empreendedorismo da Unifal-MG

O ITec foi lançado no começo de 2015 pela ANPEI - Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia da Empresas Inovadoras - a e financiado pelo MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - com o objetivo de promover o encontro entre empresas em busca de soluções e empreendedores capazes de fornecê-las. A ideia é fazer com que a universidade se aproxime dos problemas das empresas para propor soluções, que podem se transformar em novas empresas, novos empregos e novos negócios.

 Palestra do Prof. Hélio Lemes no auditório do campus de Varginha da Unifal-MG

A Semana foi dedicada à integração da Empreender Júnior com o Mercado e com a Sociedade de Varginha e toda a região. Foram realizadas atividades de capacitação, trocas de experiências, minicursos e palestras. Com este evento, a Empreender Júnior visou criar um ambiente de aprendizado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas, atraindo cada vez mais parceiros que conheçam suas atividades e competências e desejando participar do movimento empreendedor e de inovação na região.

Dr. Hélio Lemes participa de evento do MIT no Brasil

O MIT - Massachusetts Institute of Technology trouxe 11 de seus mais proeminentes professores ao país para apresentar o estado da técnica em suas áreas de pesquisa, na busca por maior integração entre aquela renomada instituição de ensino e pesquisa com instituições e pesquisadores brasileiros. O evento, denominado MIT Brazil Challenge of Innovation Conference, ocorreu na semana passada e contou com a presença do Prof. Dr. Hélio Lemes, representando a agência de inovação da Unifal-MG.

Prof. Dr. Hélio Lemes da Unifal-MG no Challenge of Innovation MIT Brazil

O evento está em sua terceira edição e é uma iniciativa do MIT, sendo co-organizado pela Fundação CERTI e SENAI do Brasil. A agenda de dois dias contemplou apresentações dos professores do MIT sobre temas atuais de relevância para o Brasil, que vão desde gerenciamento e produção de energia, materiais, agricultura e automação, todos com foco na promoção da inovação em todos os setores.

Prof. Nicholas Roy PhD. fala sobre Unmanned Air Vehicles 

Challenge of Innovation 2015 forneceu um espaço para os professores do MIT e representantes da indústria brasileira para explorar, discutir, e dialogar sobre as possibilidades de pesquisa em conjunto para enfrentar os desafios e explorar as oportunidades de interesse mútuo. O objetivo foi de integrar pesquisadores de um dos centros mais importantes de inovação e líderes em uma das economias que mais crescem no mundo para formar parcerias mais eficazes, com benefícios mútuos. Com atividades como esta se avança na colaboração entre academia e indústria para incentivar a inovação para o país e traçar um caminho para o crescimento nacional contínuo e sustentável.

Colaboração Internacional na Área de Inovação

Profs. Mariana Mazzucato e Hélio Lemes no 6º Congresso de Inovação da Indústria

Recentemente o Prof. Hélio Lemes, que leciona a disciplina de Inovação e Tecnologia no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia da Unifal-MG, esteve com a pesquisadora da Universidade de Sussex, Profa. Mariana Mazzucato PhD, em evento realizado no World Trade Center em São Paulo.


A professora, que pesquisa sobre inovação no SPRU - Science Policy Research Unit, é referência no tema de investimentos estatais para promoção da inovação e é autora do livro best seller O Estado Empreendedor, onde discute a relevância do papel do Estado nas relações de promoção da inovação e transferência de tecnologia.


Desde o ano passado, os discentes da graduação são estimulados a, após lerem os textos da Profa. Mazzucato, prepararem perguntas específicas para que sejam enviadas à professora, que tem colaborado com a formação dos alunos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal-MG.


Este tipo de integração entre docentes de instituições locais com pesquisadores de referência mundial, estimula e incentiva os discentes em suas pesquisas e promove o intercâmbio de informações, que possibilitam o crescimento mútuo.

Prof. Hélio Lemes participa de Congresso de Inovação na Indústria

A Unifal-Mg se fez presente em um dos mais importantes eventos sobre Inovação: o 6º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, que contou com a participação de cerca de 3 mil congressistas e mais de 30 palestrantes internacionais.

Segundo a CNI - Confederação Nacional da Indústria, a capacidade das empresas inovarem é determinante para aumentar o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Inovação é condição inequívoca para as empresas competirem nos mercados globais, gerando empregos de qualidade, fortalecendo as indústrias e melhorando a qualidade de vida.

Este é o grande fator motivador da realização, pela sexta vez, do Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, que ocorreu no World Trade Center de São Paulo de 13 a 14 de maio. O Prof. Dr. Hélio Lemes esteve presente no evento, ampliando as relações interinstitucionais da Unifal-MG.

Com a compreensão de que a inovação tem papel fundamental no futuro da prosperidade do Brasil, nasceu a Mobilização Empresarial pela Inovação – MEI, em outubro de 2008, como um movimento empresarial engajado e comprometido com o desenvolvimento de longo prazo para o País.

Profs. Drs. Hélio Lemes da Unifal e Mário Salerno da USP no evento da CNI

A MEI visa contribuir para incorporar a inovação na estratégia das empresas e ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação no país. Por entender que uma agenda nacional de inovação deve ser uma prioridade para o setor público e para as lideranças empresariais, a MEI criou o Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria que visa promover a inovação empresarial, discutir propostas de aprimoramento das políticas públicas de inovação e o desenvolvimento do ecossistema da inovação no Brasil.

Profa. Mariana Mazzucato fala sobre Estado Inovador no 6º Congresso de Inovação da Indústria