terça-feira, 22 de novembro de 2016

Fator China: palestra sobre inovação na FAEX

Prof. Hélio Lemes no Cine Teatro do Centro de Eventos de Extrema - MG

No dia 17 de novembro o Prof. Dr. Hélio Lemes esteve em Extrema para falar aos alunos da FAEX sobre o "Fator China: Inovação Tecnológica e Transição Econômica em Shanghai". A palestra é fruto de sua visita a Shanghai, onde foi participar de um evento no SAI - Shanghai Administration Institute, para falar de Inovação no Brasil.

Durante a visita o professor foi apresentado ao ecossistema de inovação existente em Shanghai, a cidade mais populosa do planeta, que aplica os resultados dessa inovação na resolução ou amenização dos enormes problemas da aglomeração urbana excessiva.


Neste século a China passa a ser um importante player no jogo econômico e geopolítico devido às escolhas feitas no passado. Há intensa produção científica e intelectual, liberdade para empreender, incentivo à internacionalização e isso pode ser percebido claramente nas políticas de gestão pública de uma megalópole de 22 milhões de habitantes.

Conhecer o modelo do maior centro financeiro da Ásia pode mostrar caminhos sobre gestão da inovação e de como as cidades podem se beneficiar de uma visão arrojada de futuro.

"Assistindo a sua palestra pude conhecer um pouco mais sobre o quão fantástica é Shanghai, o quão evoluído e eficiente é seu planejamento urbano, mas principalmente como um investimento bem feito na educação pode evoluir um pais em tão pouco tempo. Como brasileiro, vejo que nossa Nação ainda tem muito a se desenvolver, porém nunca é tarde para começar", afirmou William Mariano Leme, aluno da FAEX no curso de Engenharia de Controle e Automação.


Cine Teatro de Extrema - Evento da FAEX #theta360 - Spherical Image - RICOH THETA

Professores Hélio Lemes, Marco Antônio Araújo e Rodrigo Cardoso





Imagens: FAEX

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Prof. Hélio na 1ª Conferência de Inovação do NIT Mantiqueira


O Arranjo NIT Mantiqueira - Núcleo de Inovação Tecnológica - promoveu, nos dias 9 e 10 de novembro de 2016, a 1ª Conferência Brasil no eixo da Inovação” com o objetivo de explorar elementos que possam impulsionar o Brasil na área de inovação. O evento abrangeu os seguintes temas: “Propriedade Intelectual e Segurança da Informação” e “Inovação Aberta, Comunicação, Conceitos de Inovação na Educação”; além do Encontro dos Arranjos de NITs do MCTIC - Ministério da Ciênca, Tecnologia, Inovação e Comunicação.

A Unifal-MG foi representada pelo Prof. Dr. Hélio Lemes, pesquisador na área de Inovação e Tecnologia, que é membro da Agência de Inovação da universidade. Durante o evento foram feitos diversos contatos, visando aproximar a Unifal de outros agentes nacionais de inovação, como o Exército Brasileiro, um dos realizadores e apoiadores da conferência.

Em um cenário no qual a informação é essencial para a existência de um ambiente inovador, o evento debateu, no primeiro dia, as atividades e procedimentos necessários para a Segurança da Informação e a proteção do conhecimento, ressaltando a necessidade de se construir um espaço seguro para a circulação de informações consideradas estratégicas para a instituição.

Professores Victor Hugo Pereira e Hélio Lemes em evento do NIT Mantiqueira em Campinas-SP

Um dos destaques durante o primeiro dia do evento foi a palestra do Prof. Victor Hugo Pereira Gonçalves, sobre propriedade intelectual, o professor e autor de livro sobre o Marco Legal da Internet, defende uma maior desregulamentação das atividades relacionadas à propriedade intelectual e a atualização de leis que inibem a inovação, principalmente no setor público.

No segundo dia foram realizadas palestras relacionadas às atividades executadas por agências de inovação, de fomento e NITs, debatendo sobre inovação aberta, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, prospecção tecnológica, comunicação e educação voltada à área de CT&I.

Algumas imagens 360º da EsPCEx em Campinas-SP, local onde ocorreu a conferência


EsPCEx Campinas - Spherical Image - RICOH THETA

EsPCEx Campinas - Spherical Image - RICOH THETA

EsPCEx Campinas - Spherical Image - RICOH THETA

Conferência Brasil no Eixo da Inovação do NIT Mantiqueira #theta360 - Spherical Image - RICOH THETA

terça-feira, 8 de novembro de 2016

CASE - Maior evento de Startups da América Latina


O CASE - Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo - aconteceu no palácio de convenções do Anhembi pelo terceiro ano consecutivo, no início do mês de novembro. O Prof. Hélio Lemes, que leciona Inovação e Tecnologia no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal, esteve presente ao evento.

Um evento como estes, com milhares de pessoas que fazem parte do ecossistema de inovação nacional, permite fazer networking e conhecer outros atores e agentes de inovação e empreendedoerimo, explorando novas oportunidades de colaboração.

Estavam presentes grandes empresas de Tecnologia, como Google e Microsoft, e agências de governo como a ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Também estavam presentes os bancos, investidores anjo e venture capitalists, procurando oportunidades de investir, mas a grande maioria do público era de empreendedores, buscando apoio e espaço no mercado.

As palestras, de alto nível, versaram sobre marketing, crescimento, financiamento, etc. O destaque foi a palestra de Neil Patel, blogueiro que falou sobre estratégias para conseguir atenção e engajamento para empreendimentos online.


CASE 2016 - Spherical Image - RICOH THETA

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Prof. Hélio participa como jurado no concurso Inova Unis

Incentivar o espírito de inovação do público universitário e promover a prática do planejamento de produtos e serviços inovadores que solucionem problemas reais. Este foi o objetivo do Concurso Inova Unis 2016.

Prof. Hélio com os vencedores do Inova Unis, Rodrigo Soares e Jost Dayan

A iniciativa é do Núcleo de Empreendedorismo do Unis (NEUNIS), que desde sua criação, em 2014, promove ações que desenvolvem a capacidade empreendedora em alunos e colaboradores. São três categorias disponíveis: Educação e Gestão; Saúde e Bem-estar; e Engenharia e Tecnologia.

“A criatividade é a mola mestra do Inova Unis. Ideias, aparentemente simples, podem esconder grandes soluções. O produto, serviço, ou processo, por exemplo, estando relacionado com o público e o mercado a ser atendido, com certeza atenderá aos quesitos para o projeto”, relata Alessandro Messias Moreira, um dos integrantes do NEUNIS.


O Prof. Hélio Lemes, membro da Agência de Inovação da Unifal, foi convidado a ser jurado do concurso, que teve em seu primeiro lugar o projeto Mini Retrô, tanto na categoria Engenharia e Tecnologia e categoria geral. O grupo composto por Jost Dayan, Rodrigo Soares e Breno Andrade garantiu lugar no Congresso Internacional de Inovação, que acontece em 2017 na Bolívia

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Palestra sobre inovação tecnológica em Shanghai

O Instituto de Administração de Xangai (SAI - Shanghai Administration Institute) realizou uma conferência em outubro sobre a inovação tecnológica e as cidades. Foram convidados pesquisadores de diversos países, como Reino Unido, Estados Unidos, Suíça, Coreia, Vietnam, Taiwan, África do Sul, Argentina, dentre outros.

O Prof. Dr. Hélio Lemes Costa Jr, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal, representou o Brasil, falando sobre as relações entre estado e organizações não governamentais no polo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí. Durante dois dias foram apresentados 24 casos de inovação em diversas cidades do mundo, permitindo aos participantes conhecerem mutuamente as realidades dos diversos países em relação ao planejamento urbano e as parcerias entre o público e o privado para a inovação.

O professor também realizou visitas a atores do ecossistema de inovação de Shanghai, o que resultou em uma palestra chamada Fator China, que será apresentada brevemente em eventos em Juiz de Fora e Curitiba.


















segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Juventude Empreendedora em Ipatinga - MG


O Prof. Hélio Lemes esteve em Ipatinga-MG para participar do evento Juventude Empreendedora, realizado pela Prefeitura da cidade com o apoio do Sebrae. A participação se deu com a apresentação da palestra Empreendedorismo Digital, realizada juntamente com o Prof. Luciel Henrique de Oliveira e com um minicurso de Marketing Digital, apresentado no período da tarde do dia 27 de outubro passado.

Palestra sobre Empreendedorismo Digital em Ipatinga #theta360 - Spherical Image - RICOH THETA

“A época é de mudanças e o momento é de crise, mas também é de oportunidades. É preciso ‘abrir a cabeça’ para pensar fora da caixa. Identificar tendências, oportunidades de negócios e inovar.” A fala é do professor, pesquisador, engenheiro agrônomo e doutor em Administração, Luciel Henrique de Oliveira, na abertura dos trabalhos do 1º Encontro Juventude Empreendedora de Ipatinga.

O encontro ocorreu no auditório do Hospital Municipal de Ipatinga, no bairro Cidade Nobre, e as oficinas na Central Capacitar, no Centro da cidade. Jovens empreendedores ou com vontade de empreender de Ipatinga e região, participaram das atividades. O encontro trouxe à cidade professores e pesquisadores de diversas instituições renomadas de ensino do Brasil, tais como Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade Federal de Alfenas, Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas dentre outras. Dentre os temas abordados estão marketing digital, startups, empreendedorismo social, gestão de projetos, leis de incentivo à pesquisa e inovação dentre outros.
Minicurso de Marketing Digital em Ipatinga - Spherical Image - RICOH THETA






sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Jornada rumo ao Oriente


No mês de outubro o Prof. Dr, Hélio Lemes foi convidado pelo Instituto de Administração de Xangai SAI) para falar sobre inovação em um evento internacional na China.

Sua participação será para falar sobre o polo tecnológico de Santa Rita do Sapucaí, devido às pesquisas que realizou no chamado Vale da Eletrônica em 2011 e 2012. Tais pesquisas resultaram em um livro, a ser lançado em breve, que apresenta as características daquele polo e discute sobre suas qualidades e deficiências.

O assunto tem chamado a atenção internacional e sua pesquisa já foi apresentada em eventos na Alemanha, Uruguai e até mesmo na Argélia. Em sua passagem por Shanghai o Prof. Hélio também foi convidado a conhecer o ecossitema de inovação daquela  metrópole, que se tornou centro financeiro da Ásia e modelo de crescimento econômico para o mundo.

Prof. Hélio fala sobre Sistemas de Inovação em evento em Poços de Caldas

Aconteceu no dia 7 de outubro, durante a I ExpoUnifal: Ciência, Tecnologia e Talentos, uma mesa redonda com o título de "Inovação, Empreendedorismo e Patentes", organizada e moderada pelo Prof. Dr. Cláudio Lima.


O evento ocorreu no Anfiteatro do Instituto de Ciência e Tecnologia, Campus de Poços de Caldas da Unifal, com as participações online do Prof. Dr. Hélio Lemes falando de Varginha e o Prof. Dr. Humberto Brandão, diretamente de Londres.

A Profa. Dra. Márcia Paranho Veloso, diretora da Agência de Inovação i9 da Unifal, falou sobre a atuação da agência nos últimos anos, o Prof. Dr, Flávio Gonzaga da Computação da Unifal falou sobre sua experiência com a ferramenta SearchMath, criação sua e o Prof. Humberto falou sobre sua experiência internacional e os prêmios que recebeu com o trabalho que foi derivado de sua tese de doutorado.

A apresentação do Prof. Hélio tratou de Sistemas de Inovação, tratando de forças e fraquezas dos sistemas locais de inovação da região de Vancouver no Canadá, de São Carlos, no interior de São Paulo e de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas.

Você pode ter acesso aos slides da apresentação do Prof. Hélio neste link,

sábado, 1 de outubro de 2016

Empreendedorismo Digital foi tema de palestra do Startup Day Varginha


O Prof. Dr. Hélio Lemes apresentou palestra sobre Empreendedorismo Digital durante o Startup Day Varginha, evento promovido simultaneamente pelo Sebrae em diversas cidades do Brasil.

As palestras focaram no movimento empreendedor e no incentivo ao nascimento e apoio às startups. Estiveram presentes estudantes, professores, empresários e investidores, todos buscando aprendizado e oportunidades de negócios.

O professor, representando a Agência de Inovação da Unifal (i9) também participou de um painel que discutiu diversos aspectos do ecossistema de inovação e empreendedorismo no Brasil, moderado por Alain Marques, fundador da Acceleraip e Techmall, aceleradora de startups, e contou com a participação de Dani Carvalho, community manager do Cubo (Redpoint e Itaú), Carla Leite, coordenadora de aceleração do SEED e João Alfredo, investidor e representando o Núcleo Sul de Minas da Anjos do Brasil.


Michael Lopes, um entusiasta de tecnologia que deseja criar sua própria startup, disse "eu cresci muito com as informações que ganhei nesse evento. A palestra de Empreendedorismo digital elucidou muito sobre a abertura de novos rumos de desenvolvimento de produtos e serviços na atualidade".

Segundo Gustavo Cleber, que possui uma startup, "eu vi que o empreendedorismo digital apesar de exigir menor custo de investimento inicial tem maiores riscos comparado a uma empresa de segmento clássico, porém a qualidade de vida e monetização fornecida pela digital é monstruosamente maior. Outra coisa que notei no exemplo foi que uma empresa do segmento clássico tem mais dificuldade em atingir as pessoas a nível mundial, diferentemente de uma plataforma digital".

Ainda na opinião de Michael Lopes, "podemos observar o que vem pela frente e empreender com conhecimento do mercado. A palestra casou muito bem com o tema do painel seguinte, onde pudemos conhecer mais sobre as startups, incluindo outros agentes participantes desse movimento empreendedor,  que partem tanto do governo quanto de Universidades, como o caso da Unifal em nossa região e ainda aceleradoras de startups. Assistiria a mesma palestra novamente. ;)".


Colaborando com o Jornal da Ciência da SBPC

O Prof. Dr. Hélio Lemes concedeu recentemente entrevista à jornalista Daniela Klebis, editora do Jornal da Ciência, publicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A entrevista foi sobre a empreendedora Sinhá Moreira, mineira que deu origem ao Vale da Eletrônica, quando, nos anos 50, fundou a primeira escola técnica de eletrônica da América Latina, em Santa Rita do Sapucaí - MG.

A matéria faz parte de um esforço da SBPC em reconhecer e incentivar a participação feminina na Ciência brasileira.

Leia a publicação completa na versão digital no site da SBPC.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Hack Town 2: bigger and improved

Prof. Hélio na palestra "Hal 9000: a ciência na ficção", apresentada no 2º Hack Town em 3 de setembro de 2016

E veio o segundo Hack Town em Santa Rita do Sapucaí. Uma cidade improvável, em vários sentidos. O hoje conhecido Vale da Eletrônica começou lá nos anos 1950 pela iniciativa de uma mulher, chamada Luzia Renó Moreira e conhecida como Sinhá Moreira. Em uma cidade com menos de 10 mil habitantes ela fundou uma escola de eletrônica: a primeira do Brasil e da América Latina em 1959.

Havia muito mais chances de dar errado do que certo, mas deu certo. Várias coisas improváveis acontecem em Santa Rita do Sapucaí: um evento Tedx, por exemplo, realizado pelo Inatel em 2014 (detalhe que o Inatel é uma faculdade privada em uma pequena cidade - 40 mil habitantes - no interior do país), e dois eventos em formato totalmente inovador. Bem, pode não ser inovador para o mundo, mas certamente o é para uma pequena cidade do interior de Minas.

O Hack Town, idealizado coletivamente por quatro amigos e colocado de pé por uma equipe de empolgados voluntários, reúne cultura, arte, tecnologia, nerds e muito entusiasmo. Como fazer um evento para mil e duzentas pessoas sem um centro de conferências? O formato é meio caótico, com dezenas de locais improváveis para a realização dos eventos, como restaurantes, bares e praças, com uma agenda simultânea e concentrada de atividades que nem sempre têm uma mesma linha.

Gente inovadora vinda de todo o país se reunindo para trocar cultura, curiosos tentando entender para onde vai o mundo enquanto conexões são criadas e novas parcerias surgem. Uma pequena mostra da nossa extraordinária capacidade de cocriar, de colaborar e promover o encontro.

Foi um prazer participar novamente desta extraordinária experiência, trazendo desta vez meus amigos Rafael Castro e Vitor Lentini para participar, mesmo que rapidamente deste improvável evento. Tinha tudo para dar errado (sem grandes patrocínios, sem dinheiro público, distante dos grandes centros, local sem infraestrutura apropriada, etc.), mas deu certo e já tem promessa de próxima edição em 2017.